Mais Blog

sexta-feira, junho 30, 2006

Os meus colegas

Aos meus colegas

É com enorme alegria que rabisco neste blog estes caracteres, rabisco para dizer que foi fascinante o ano lectivo, gostei de conhecer novas pessoas, de fazer novos amigos, das coisas que aprendi “por sinal coisas fantásticas” e o quanto estimo os meus colegas que, são todos maravilhosos, uns mais que os outros “como é evidente” e espero sinceramente que este final do ano sirva para fazer um balanço de tudo o que fizemos e o que deveria ser feito e, com certeza devemos estar cientes que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que o segundo ano seje mil vezes melhores em todos os sentidos, para terminar desejo umas excelentes féria a todos os meus colegas e para todos os professore um grande KANDANDU e espero que o segundo ano comence já, porque já estou cheio de saudades vossas. BOAS FÉRIAS A TODOS OS ALUNOS DE TI&C

A Força da Palavra

Eu acredito que a palavra está em tudo e em todos, acredito que com a palavra me ergo em cada dia, lavo, nas manhãs, o rosto e saio para rua. Com palavra grito para rasgar os risos que me nos cercam.

Uma palavra devolve-me o tempo exacto. Nela me instalo. E sou feliz ou infeliz. Mas à minha maneira. Posso tapar os olhos para a não ver, os ouvidos para não ouvi-la; cerrar a boca para não pronunciá-la. Não adiante. A palavra irrompe. A palavra irromperá quer queiramos ou não. Porque a palavra é um símbolo. Com se desenham a liberdade e as algemas; com ela se estabelece a guerra e inaugura a paz.

A palavra é suavidade, loucura, são folhas e folhas esboçando um tempo a vir. É uma janela aberta, uma lágrima incontida. Partem velozes as palavras, quando se libertam. Crescem como sons e repercutem-se quando encontram o campo desejado.

A palavra é uma alta cidade que nasce às cegas, sobressaltada ou intolerante. Ou intolerável. Peça de um maravilhoso ofício, pode ser um grito doloroso, uma estrela desintegrada, um punhal acelerado.

A palavra fere, humilha, repõe, exalta, congrega, unifica, destrói. Nela respiramos e dela se alimentam os seres mais tristes ou os mais perturbados. A palavra é o drama. A luz. A angustia em tinta apressada. Por ela se desce aos infernos, com ela se exalta e se humilha. É preciso olhar bem a força da palavra. Vê-la por dentro. Descobrir-lhe a luz e ainda e sempre a outra face que esconde. Todavia, apesar de toda esta luz em que quase não reparamos uma palavra não vem. Procura-se e não vem. Espera-se há muito e não há quem a escreva. Ou quem a leia. Ou que a diga.

Procura-se uma palavra. Uma palavra que destrua a solidão; que inaugure os gestos simples, os sorrisos claros; que espalhe entre os homens a esperança e a paz, procura-se uma palavra tão breve que se confunde com um beijo que se dá sem saber porque, ou com uma lágrima ou com uma flor. Procura-se uma palavra…

sábado, junho 24, 2006

Fotos que libertam...

Uma Dica sobre o meu Signo.

Ele é gregário, e o trabalho de equipa advém-lhe naturalmente. Seus interesses se espalham por toda parte. É por isso que seu amor pelas pessoas é tão impessoal; ele dá um certo valor a todos os que encontra. Para o aquariano, todo mundo é especial.
A mulher que desejar pegá-lo tem que, primeiro, intrigá-lo. Um enigma simplesmente o põe louco, e não se deixe enganar por sua indiferença. Quando ele pressente que existe algo escondido, passa a noite sem dormir até rasgar o véu e descobrir o mistério. Alguns homens de Aquário têm verdadeira mania de limpeza. Eles têm um modo de desenvolver alergias por coisas que prefeririam evitar, e podem mesmo enganar os médicos.
Muitos aquarianos evitam o casamento tanto quanto humanamente possível; normalmente se casam tarde. Eles escolhem uma moça que seja uma camarada, capaz de comungar com os interesses aquarianos (desportos, ciência, astrologia, invenções...). Com tanto sobre o que falar sobra menos tempo para fazer amor, o que pode envolver e comprometer seriamente o aquariano.
O ideal é a mulher que é sua amiga, e que não lhe faz exigências emocionais. Ele não terá ciúmes e confiará numa mulher até que ela demonstre que não merece confiança.
Raramente, ou nunca, ele será fisicamente infiel, principalmente porque todo o assunto de sexo, se bem que interessante, não o consumirá.
Com um aquariano por perto, há sempre uma surpresa à espreita. Volta e meia ele se envolve em um projecto novo e fica alheio a todos.
Ele também adora ouvir e trocar ideias com crianças; e jamais esquecerá o seu primeiro amor, a primeira garota que lhe deu um arco-íris. E ele continua acreditando em arco-íris, mesmo depois de examiná-lo pedaço por pedaço, cor por cor, e saber exactamente o que ele é. Interessante né?

Algo simples

MENTES PEQUENAS, DISCUTEM SOBRE PESSOAS;
MENTES MEDIANAS, DISCUTEM SOBRE EVENTOS ;
GRANDES MENTES, DISCUTEM IDÉIAS .

Mais perguntas de…

Mais uma vez deparei-me com algumas questões que não me sai da cabeça e caso alguem souber as respostas por favor responda ou então manda-me um e-mail.

Porque é que devemos pegar nos CDs pelas bordas, sem tocar no miolo?
Porque é que o sabão limpa?
Porque é que os pneus são pretos?
Porque é que o mar é salgado?
Porque é que primeiro vemos o raio e só depois ouvimos o trovão?
Porque é que um livro de mapas é chamado de Atlas?
Como é que funciona o eco?
Como é que o vento se movimenta?
Como é que se forma uma onda no mar?
Como é que se forma o arco-íris?
e já agora alguém sabe me dizer também poqrue é que o Céu é azul?

Mais alguma coisa sobre a capoeira

Como capoeirista, acho interessante espalhar um pouco daquilo que sei para os que, não têm nenhuma noção sobre a capoeira. Antes publiquei um artigo sobre a origem da mesma. Aqui e agora deixo redigidos os mais importantes estilos de capoeira que existe.
CAPOEIRA ANGOLA
É considerada a raiz da Capoeira, trata-se de um jogo mais lento, com movimentos rentes ao chão, onde a flexibilidade e a malícia são elementos fundamentais. Nesse jogo, o capoeirista tem a chance de usar toda criatividade e sensibilidade. Seu principal objectivo não é atingir seu companheiro e sim conduzir um jogo de golpes e contra-golpes, promovendo assim o seu bom andamento.
Um dos mais belos recursos na Capoeira Angola é a chamada, que é uma tradição não existente na Capoeira Regional. Trata-se de um "diálogo de movimentos" entre os dois jogadores onde a atenção, conhecimento, malícia e reflexo são testados e é uma forma dos jogadores retornarem o fôlego. Existem três formas de chamada: frente, lado e costas.
CAPOEIRA REGIONAL
Este estilo foi criado por Mestre Bimba, que dividiu a capoeira em dois estilos. Foi a partir da criação da Capoeira Regional que surgiu a denominação de Capoeira de Angola sendo outro estilo, que até então era chamado de brincadeira dos angolas. O que caracteriza a Capoeira Regional, são as suas sequências de ensino de ataque, defesa e contra-ataque, com movimentos mais objectivos e eficientes.

A Capoeira não é só isso, é um esporte riquíssimo a nível de arte e cultura. A Capoeira nasceu como forma de liberdade, encanta com sua beleza e eficiência e sua agressividade se esconde ao som dos berimbaus.

quarta-feira, junho 21, 2006

A Origem da Capoeira.

Durante o século XVI, Portugal enviou escravos para a América do Sul, provenientes da África Ocidental. O Brasil foi o maior receptor da migração de escravos, com 42% de todos os escravos enviados através do Atlântico. Os seguintes povos foram os que mais frequentemente eram vendidos no Brasil: grupo sudanês, composto principalmente pelos povos Iorubá e Daomé, o grupo guineo-sudanês dos povos Malesi e Hausa, e o grupo banto (incluindo os kongos, os Kimbundos e os Kasanjes) de Angola, Congo e Moçambique. Os negros trouxeram consigo para o Novo Mundo as suas tradições culturais e religião. A homogeneização dos povos africanos sob a opressão da escravatura foi o catalisador da capoeira. A capoeira foi desenvolvida pelos escravos do Brasil como forma de resistir aos seus opressores, praticar em segredo a sua arte, transmitir a sua cultura e melhorar a sua moral. Há registros da prática da capoeira nos séculos XVIII e XIX nas cidades do Rio de Janeiro, Recife e Salvador, porém durante anos a capoeira foi considerada subversiva, sua prática era proibida e duramente reprimida. Devido a essa repressão, a capoeira praticamente se extinguiu no Rio de Janeiro, onde os grupos de capoeristas eram conhecidos como maltas, e em Recife, onde segundo alguns a capoeira deu origem à dança do frevo, conhecida como o passo. Em 1932, Mestre Bimba fundou a primeira academia de capoeira do Brasil em Salvador. Mestre Bimba acrescentou movimentos de artes marciais e desenvolveu um treinamento sistemático para a capoeira, estilo que passou a ser conhecido como Regional. Em contraponto, Mestre Pastinha pregava a tradição da capoeira com um jogo matreiro, de disfarce e ludibriação, estilo que passou a ser conhecido como Angola. Da rivalidade desses dois grandes mestres, a capoeira deixou de ser marginalizada, e se espalhou da Bahia para todos os estados brasileiros.
Fonte: Jogar Capoeira ou Danse de la guerre de Johann Moritz Rugendas, 1835

quinta-feira, junho 08, 2006

Algo Curioso

Era uma vez quatro funcionários públicos chamados: Toda-a-Gente,
Alguém, Qualquer-Um e Ninguém.
Havia um trabalho importante para fazer e Toda-a-Gente tinha a
certeza que Alguém o faria.
Qualquer-Um podia fazê-lo, mas Ninguém o fez.
Alguém se zangou porque era um trabalho para Toda-a-Gente.
Toda-a-Gente pensou que Qualquer-Um podia tê-lo feito, mas
Ninguém constatou que Toda-a-Gente não o faria.
No fim, Toda-a-Gente culpou Alguém quando Ninguém fez o que
Qualquer-Um poderia ter feito.

Curioso né?

sábado, junho 03, 2006

As Visões das Novas Tecnologias


É evidente que com a explosão das Novas tecnologias (de informação, de comunicação, de entretenimento, de reestruturação do mundo de trabalho e do lazer, surgiu um grande debate sobre os efeitos das mesmas para o homem pós-moderno. É neste âmbito que surgiu a visão dos tecnófilos e dos tecnófobos.Os primeiros defendem que as tecnologias são revolucionárias porque possibilitam a criação de coisas melhores e mais rápidas, maximizando as performances dos seus utilizadores. Neste contexto as novas tecnologias são apenas ferramentas que estão a disposição dos seus usuários. Salientam também que as tecnologias não pode ser ruim pois é simplesmente um meio que ajuda os indivíduos a alcançarem as suas metas, transformando-a num instrumento útil e neutro não afectando qualquer outro valor, pois esta associado exclusivamente à eficiência.
Noutra visão, os tecnófobos são os pessimistas tecnológicos, para eles o avanço tecnológico é autoritário, conservador, defendem que as novas tecnologias têm um cunho difamador/destruidor das formas culturais existentes. Eles negam a questão técnica como possibilidade para a mudança social e, afirmam-na como desumanizadora, tornando-nos pouco mais que objectos.
E para concluir afirma-se, que as novas tecnologias constituem um novo tipo de sistema cultural. Esta visão vem ganhando força no momento actual, principalmente quando os perigos da tecnociência se tornam mais evidentes.