Mais Blog

sábado, junho 03, 2006

As Visões das Novas Tecnologias


É evidente que com a explosão das Novas tecnologias (de informação, de comunicação, de entretenimento, de reestruturação do mundo de trabalho e do lazer, surgiu um grande debate sobre os efeitos das mesmas para o homem pós-moderno. É neste âmbito que surgiu a visão dos tecnófilos e dos tecnófobos.Os primeiros defendem que as tecnologias são revolucionárias porque possibilitam a criação de coisas melhores e mais rápidas, maximizando as performances dos seus utilizadores. Neste contexto as novas tecnologias são apenas ferramentas que estão a disposição dos seus usuários. Salientam também que as tecnologias não pode ser ruim pois é simplesmente um meio que ajuda os indivíduos a alcançarem as suas metas, transformando-a num instrumento útil e neutro não afectando qualquer outro valor, pois esta associado exclusivamente à eficiência.
Noutra visão, os tecnófobos são os pessimistas tecnológicos, para eles o avanço tecnológico é autoritário, conservador, defendem que as novas tecnologias têm um cunho difamador/destruidor das formas culturais existentes. Eles negam a questão técnica como possibilidade para a mudança social e, afirmam-na como desumanizadora, tornando-nos pouco mais que objectos.
E para concluir afirma-se, que as novas tecnologias constituem um novo tipo de sistema cultural. Esta visão vem ganhando força no momento actual, principalmente quando os perigos da tecnociência se tornam mais evidentes.