Mais Blog

sábado, junho 24, 2006

Mais alguma coisa sobre a capoeira

Como capoeirista, acho interessante espalhar um pouco daquilo que sei para os que, não têm nenhuma noção sobre a capoeira. Antes publiquei um artigo sobre a origem da mesma. Aqui e agora deixo redigidos os mais importantes estilos de capoeira que existe.
CAPOEIRA ANGOLA
É considerada a raiz da Capoeira, trata-se de um jogo mais lento, com movimentos rentes ao chão, onde a flexibilidade e a malícia são elementos fundamentais. Nesse jogo, o capoeirista tem a chance de usar toda criatividade e sensibilidade. Seu principal objectivo não é atingir seu companheiro e sim conduzir um jogo de golpes e contra-golpes, promovendo assim o seu bom andamento.
Um dos mais belos recursos na Capoeira Angola é a chamada, que é uma tradição não existente na Capoeira Regional. Trata-se de um "diálogo de movimentos" entre os dois jogadores onde a atenção, conhecimento, malícia e reflexo são testados e é uma forma dos jogadores retornarem o fôlego. Existem três formas de chamada: frente, lado e costas.
CAPOEIRA REGIONAL
Este estilo foi criado por Mestre Bimba, que dividiu a capoeira em dois estilos. Foi a partir da criação da Capoeira Regional que surgiu a denominação de Capoeira de Angola sendo outro estilo, que até então era chamado de brincadeira dos angolas. O que caracteriza a Capoeira Regional, são as suas sequências de ensino de ataque, defesa e contra-ataque, com movimentos mais objectivos e eficientes.

A Capoeira não é só isso, é um esporte riquíssimo a nível de arte e cultura. A Capoeira nasceu como forma de liberdade, encanta com sua beleza e eficiência e sua agressividade se esconde ao som dos berimbaus.