Mais Blog

quarta-feira, agosto 09, 2006

É possível evitar o envelhecimento?

Imagine estar sempre na flor da idade; ter sempre saúde excelente e mente aguçada. Essa perspectiva maravilhosa parece mera fantasia. Então considere este facto curioso: enquanto algumas espécies de papagaio podem viver até 100 anos, os camundongos raramente passam dos três anos. Tais diferenças de longevidade levaram alguns biólogos a concluir que o envelhecimento deve ter uma causa e que, se tem uma causa, talvez tenha uma cura.

As indústrias farmacêuticas investem muito em pesquisas para tratamentos eficazes contra o envelhecimento. Retardar o envelhecimento tem se tornado um assunto de interesse para os que nasceram depois da Segunda Guerra Mundial e agora estão chegando aos 60 anos.

O estudo do envelhecimento também se tornou uma grande prioridade para muito pesquisadores nas áreas de genética, biologia molecular, zoologia e gerontologia.
Existem muitas teorias para explicar o envelhecimento. Uma delas é que ela ocorre por causa do desgaste celular; outra é que o envelhecimento está geneticamente programado. Alguns dizem que a explicação certa envolve as duas teorias.
O envelhecimento tem sido encarado como “o mais complexo de todos os problemas biológicos”. Após anos de esforços a ciência não descobriu a causa do envelhecimento, muito menos encontrou a cura.